A Federação Brasileira de Hospitais (FBH) promoveu na quarta, dia 25/11, às 19h, a solenidade de entrega do Prêmio Synapsis FBH de Jornalismo 2020. 4 trabalhos foram escolhidos entre 233 enviados. O Vencedor de cada categoria recebeu um prêmio de 15 mil reais.
O Prêmio Synapsis FBH de Jornalismo foi realizado pela primeira vez em ambiente virtual, com transmissão pelo Facebook e pelo Instagram. A cerimônia, que reconhece as melhores reportagens do país na área da saúde, premiou 4 dentre as 233 reportagens que concorriam. As quatro categorias premiadas foram Impresso, Internet, Rádio e TV. Esta 6ª edição do Prêmio Synapsis FBH de Jornalismo tem um significado especial, já que 2020 ficará marcado pelos impactos de uma das maiores crises sanitárias da história.
“A importância desse prêmio na área da saúde, em especial em um ano como este em um setor que está sofrendo tantas mudanças e modificações, dispensa explicações”, comentou Eduardo Barros, diretor de negócios da Informa Markets, na abertura da premiação. Barros também parabenizou todos os vencedores e ressaltou a honra da Hospitalar em poder patrocinar essa premiação.
A pandemia da COVID-19 revelou as deficiências e os pontos fortes dos sistemas público e privado do setor, captados pela sensibilidade de profissionais comprometidos com a apuração e a divulgação das informações mais precisas à população. O objetivo do Prêmio Synapsis é justamente o de enaltecer trabalhos jornalísticos que auxiliam na compreensão dos problemas enfrentados pelo setor, bem como evidenciam experiências exitosas e cobram soluções para as necessidades da população.
Confira os vencedores do Prêmio Synapsis FBH de Jornalismo 2020:
Categoria Impresso, Dados do SUS revelam vítima-padrão de Covid-19 no Brasil. A reportagem é de Marcelo Soares para a Revista Época.
Categoria Internet: As mães da Zika abandonadas no coração do país, de Juliana Contaifer, com a reportagem especial do Jornal Metrópoles.
Categoria Rádio: “Os obstáculos para o nascimento humanizado”, de Gabriela Mayer, com a reportagem da Rádio BandNews FM
Categoria TV: “Manaus vive cenário de caos nos hospitais e nos cemitérios por causa do coronavírus”, de Luciana Marques de Oliveira levou o prêmio com a reportagem especial do Fantástico da Rede Globo
O Prêmio Synapsis é promovido pela FBH em parceria com a Hapvida e a Hospitalar, além da parceria institucional da Federação Nacional dos Jornaistas (Fenaj) e da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) e na edição deste ano premiou os vencedores com 15 mil reais. Os jurados que escolhera os vencedores foram Luiz Carlos Duarte, jornalista e escritor; Michelle Trombelli, jornalista, repórter especial da Produtora Doc Films e Clauber Bezerra, jornalista e consultor de comunicação e marketing político. Eles avaliaram todos os trabalhos classificados, conforme critérios técnicos estabelecidos pelos organizadores da 6ª edição do Prêmio Synapsis.
O vídeo completo da premiação pode ser conferido no Instagram oficial da premiação